Plano de aula





ENSINAR MATEMÁTICA COM MATERIAIS CONCRETOS






          A História da Matemática pode estar presente na sala de aula em vários contextos diferentes,pode ser apresentada de forma lúdica através de jogos ou brincadeiras que contemplem as  quatro operações. Através da música e da dança, pode apresentar uma gama de possibilidades e atividades diferenciadas que vão muito além das sequências de exercícios, memorização de fórmulas e métodos.
          Segundo Freire(1998) formar é muito mais que organizar a prática da educação bancária a qual apenas treina o educando. Mas é acima de tudo buscar novas metodologias de ensino para que a sala de aula de matemática, torne-se um local de investigação, produção de conhecimentos e de experiências.
        A matemática tem um processo histórico, é uma construção humana, que foi sendo desenvolvida para suprir as necessidades práticas do homem. Ensinar a matemática usando sua própria criação e evolução dentro de um processo contextualizado para atender as necessidades do educando. È necessário que o professor preocupe-se com sua formação continuada fazendo cursos,pesquisas e leituras
          Trabalhar com materiais concretos é recomendável porque eles despertam a curiosidade e estimulam a garotada a fazer perguntas, a descobrir semelhanças e diferenças, a criar hipóteses e a chegar às próprias soluções, enfim, a se aventurar pelo mundo da matemática de maneira leve e divertida.
          A importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). Segundo Piaget, a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. O conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia, observa, analisa, identifica e opera com o material. O lógico-matemático se dá quando ela usa seus atributos ou opera sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato).
          Além do material dourado e do ábaco, existem muitos outros materiais que podem ser usados no aprendizado da matemática, de fácil manuseio, como tampinhas, palitos de picolé, fichas, feijões, lápis de cor,etc. Apesar da importância dos materiais na aprendizagem e da quantidade de escritos teóricos sobre eles, os materiais em si podem ser muito simples, fáceis de construir e substituíveis (quando não se consegue obter um tipo de material, pode-se substituí-lo por outro, sem muita dificuldade).
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário